domingo, 18 de novembro de 2018

Posições subjetivas possíveis na relação ensinante-aprendente

Os dados para a análise que segue foram coletados a partir de um questionário aplicado no ambiente virtual da disciplina semi-presencial de Estudos Acerca do Conhecimento Matemático, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade de Caxias do Sul (2003). O que dizem 16 alunos a respeito de sua experiência?

  1. E1 - É bastante produtiva, pois o professor tem que acompanhar cada aluno,  isso faz com que nós, sintamo-nos mais próximos do professor.
  2. E2 - O professor está mais próximo do aluno, podendo tirar suas dúvidas  rapidamente no ambiente virtual.
  3. E3 - Até algum assunto, alguma pergunta que não faríamos em sala de aula fica mais fácil de escrever.
  4. E4 - Acho que há um tempo maior para a troca de informações entre  professor e aluno, pois com esse sistema você pode fazer isso em horários que normalmente você não conseguiria com professores que não utilizam esse método.
  5. Na aula tradicional, o contato é mais freqüente, no ambiente virtual só nos comunicamos quando surge alguma dúvida e o retorno é mais demorado. 
  6. A relação professor-aluno se torna mais rara, o que eu acho válido, pois acarreta numa independência que favorece o aluno no decorrer do curso. 
  7. O professor se torna um auxiliador, pois a comunicação se torna mais distante e menos direta. No presencial, a comunicação pode se tornar mais prolongada de acordo com a resposta que o aluno obtém da professora e, com isso, o professor poderá impedir que o aluno pense mais sobre determinado assunto. 
  8. Sempre gostei muito mais de ter um professor que pudesse me explicar os conteúdos pessoalmente do que através do computador. Acho que através de ambientes virtuais, a relação professor-aluno fica muito impessoal.
  9. O professor é orientador para indicar os caminhos a serem tomados para chegar ao conhecimento, ao contrário das aulas presenciais nas quais o conhecimento é transmitido diretamente do professor ao aluno. 
  10. No ambiente virtual o contato é maior, pois temos que trocar idéias com todos os colegas da turma, o que não aconteceria numa aula tradicional, onde trabalhamos somente com os colegas mais próximos. 
  11. Podemos saber o que cada colega pensa, qual é a sua opinião sobre determinado assunto. 
  12. Através do ambiente fica mais fácil do aluno se expressar, uma vez que alguns são tímidos e não conseguiriam dizer o que pensam pessoalmente. 
  13. Facilita a interação, visto que, com o ambiente pode-se trocar idéias a qualquer hora.
  14. É bem virtual, pois comentários, críticas, ideias, tudo são trocados no ambiente, mas claro que sempre há conversa e troca de idéias pessoalmente também. 
  15. Eu não gosto muito de tentar “exclarecer” dúvidas com meus colegas através do computador. Prefiro pessoalmente. 
  16. No meu caso eu prefiro a presença, pois tenho dificuldades em me comunicar por escrito.
Fonte: 
VALENTINI, Carla Beatris e Eliana Maria do Sacramento Soares. Aprendizagem em ambientes virtuais [recurso eletrônico] : compartilhando ideias e construindo cenários – Dados eletrônicos. – Caxias do Sul, RS: Educs, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor Mediador

  A educação a distância exige um profissional bastante conectado com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), devendo s...